Florais de Bach – Por Camille Elenne Egídio

florais 1Os Florais de Bach são preparados à base de plantas silvestres estudadas por Edward Bach, famoso médico, bacteriologista e patologista inglês.

Ele estudou a natureza das flores e plantes e desenvolveu dois métodos para colher as essências delas. Criou um método denominado  de Solar, no qual deixava flores recém-colhidas flutuando ao sol em água limpa. Vinte espécies de flores que florescem na primavera e verão são preparadas por tal método, são elas: Agrimony, Centaury, Cerato, Chicory, Clematis, Gentian, Gorse, Heather, Impatiens, Mimulus, Oak, Olive, Rock Rose, Scleranthus, Wild Oat, Vervain, Vine, Water Violet, White Chestnut e Rock Water (água pura de nascente). Já no período de outono e inverno, no qual o Sol aparece menos, ele optou pelo método da fervura dos brotos de árvores, arbustos, plantas e flores das outras dezoito espécies de flores, são elas: Cherry Plum, Elm, Aspen, Beech, Chestnut Bud, Hornbeam, Larch, Walnut, Star of Bethlehem, Holly, Crab Apple, Willow, Pine, Mustard, Red Chestnut, Honeysuckle, Sweet Chestnut, Wild Rose. Em ambos os casos, após esses procedimentos, a água é coada e colocada numa garrafa com 50% de brandy (conhaque) e 50% da solução coada. Está feita assim a tintura-mãe (TM).

Existem portanto 38 remédios no sistema Floral de Bach. Todos foram descobertos entre os anos 20 e 30 do século passado.bach

Cada um de seus remédios está associado a uma emoção humana básica. O princípio de cura de Edward Bach era: “Não lutar contra a doença, mas superá-la.” e ele acreditava que: “Tudo o que necessitamos fazer é entender o que está errado em nossa natureza e tomar a planta que lhe corresponde.” (Bach, 1933)

O Dr. Bach entendeu que a origem das doenças seria proveniente de sete defeitos emocionais: ódio, egoísmo, orgulho, ignorância, instabilidade mental, crueldade e cobiça. E através destes desequilíbrios ele traçou 7 grupos emocionais que surgem a partir desses ‘defeitos emocionais’: Grupo do Medo; Grupo da Incerteza e Insegurança;  Grupo da Falta de Interesse no Presente;  Grupo da Solidão;  Grupo da Hipersensibilidade às influências externas;  Grupo do Desespero; Grupo do Cuidado Excessivo com os outros.

A proposta de tratamento dele era então corrigir tais desequilíbrios, acreditando sempre que o importante seria que a alma e a mente estivessem em perfeita sintonia através do equilíbrio emocional. As essências florais de Bach tratam, portanto, a pessoa e não a doença, corrigem as falhas da personalidade do indivíduo, de forma que as emoções negativas sejam transformadas em emoções positivas, restabelecendo assim a saúde emocional.

“As Ervas curam nossos medos, nossas ansiedades, nossas preocupações, nossas falhas e nossos erros, são estes que nós devemos detectar e não a doença, não importando qual seja, ela acabará.” (Dr. Edward Bach, livro os Doze Curadores.)

Camille Elenne Egídio é terapeuta floral e acupunturista há mais de 15 anos, professora e coordenadora-geral dos cursos do Instituto Long Tao.