O Sol Como Nosso Aliado – Por Rosa Maria Correa de Moraes

solVerão, a estação mais quente do ano. Quando pensamos em verão, todo mundo imagina sol, praia, água e claro, estar em forma para usar aquele biquíni novo e pegar um bronzeado maravilhoso. Mas essa é a época que ocorre maiores riscos de câncer de pele, desidratação e um alto índice de mortalidade pela falta de cuidados básicos com a saúde (Helena Costa, 2014).

Draelos (2009) afirma que a exposição aos raios ultravioleta rompe a arquitetura normal do tecido conjuntivo dentro da derme, diminui o colágeno e a elastina, sendo substituído por um material elástico anormal contendo elastina e fribilina. A deposição de material elástico anormal é chamada de elastose solar. Isso se caracteriza com o surgimento de rugas, frouxidão da pele, pigmentação irregular e espessamento ou espécie de couraça da pele. Além do mais, a água que a pele contém, evapora rapidamente numa atmosfera de clima seco, quente ou frio, e se esta umidade não for restituída a pele se torna seca e áspera, Segundo Borges (2010), os óleos corporais impede a desidratação pela formação de um filme protetor à superfície da pele.

Draelos et al. (2009) afirmam que os filtros solares permanecem como o principal recurso para proteger a pele contra alterações induzidas pelos raios UV, reduzindo assim o eritema produzido por estes, no entanto, os filtros solares, mesmo quando aplicados corretamente, bloqueiam apenas 55% dos radicais livres, produzidos pela exposição à radiação UV. Sendo então necessário a ingestão oral e o uso tópico de antioxidante, que pode ser ingerido através de frutas cítricas e vegetais folhosos de coloração verde escuro. A vitamina C é um potencial antioxidante, utilizado para combater os radicais livres, também atua como co-fator na síntese do colágeno e pode influir na biossíntese de elastina.

Porém, o sol não é um vilão para a saúde humana, necessitamos da exposição solar para a produção de vitamina D, importante na homeostase do cálcio e no processo de mineralização da matriz de colágeno. O recomendado é tomar vários banhos de sol, que não passem de uma hora cada uma. Essa medida evita queimaduras e estimula a produção de melanina, que levará ao bronzeado duradouro. Renata Domingues também recomenda a esfoliação da pele antes de tomar o banho de sol, pois a esfoliação remove os resíduos superficiais e deixa a pele mais lisa, com uma coloração homogênea. Outro fator que auxilia na durabilidade do bronzeado é o beta-caroteno, um nutriente encontrado no mamão e na cenoura, estes beneficiam a visão noturna, aumentam a imunidade, o brilho dos cabelos, fortalecimento das unhas e a elasticidade da pele. Atuam também no metabolismo de gorduras. São co-fatores da vitamina A em nosso organismo e auxilia na formação de melanina. O ideal é consumir esses alimentos todos os dias pelo menos 15 dias antes de tomar sol. Além disso, associado com a vitamina E, o betacaroteno garante a proteção contra os radicais livres, que são produzidos pelos raios UV.

 

É possível ter um bronzeado lindo e duradouro sem prejudicar a saúde, com alguns cuidados:

  • Evitar a exposição ao sol entre 10 e 15 horas (no horário de verão, entre 11 e 16 horas);
  • Utilizar meios de proteção físicos tais como chapéus, camisas, guarda-sóis;
  • Utilizar protetores solares, se possível diariamente, com o Fator de proteção solar (FPS) mínimo de 15;
  • Aplicar o protetor solar cerca de 30 minutos antes do início da exposição;
  • Reaplicar o protetor após 2 horas de exposição ou após imersão em água (especialmente se o protetor solar não for declarado “resistente à água”);
  • Hidratar-se bastante, com a ingestão de líquidos e uso tópico de óleos e hidratantes corporais;
  • Alimentação saudável, rica em frutas e vegetais, principais fontes de vitamina C, Vitamina E, e Beta-caroteno;

Receita de suco nutritivo para deixar o bronzeado mais bonito e duradouro:

– 1 xícara de cenoura ralada

– ½ xícara de couve ralada

– suco de 1 laranja

– ½ mamão picado

– Bater tudo no liquidificador

Importante: beber logo após o preparo para melhor aproveitamento dos nutrientes.

Dica: consumir um copo deste suco todo dia antes do banho de sol.

 

Referências Bibliográficas:

BORGES, Fábio dos Santos. Dermato-Funcional: Modalidades terapêuticas nas disfunções estéticas. 2.ed. – São Paulo: Phorte, 2010.

DRAELOS, Zoe Diana. [et al]. Cosmecêuticos. 2. ed. – São Paulo: Elsevier Editora Ltda, 2009.

Sergio Schalka Diretoria SBCD – 2007/2008 Professor associado do serviço de dermatologia da UNISA Pós graduação – dermatologia FMUSP – área de concentração em fotoproteção

Site: http://veja.abril.com.br

 

Rosa Maria Correa de Moraes é nutricionista (CRN-3: 4617) e atende no Instituto Long Tao com hora marcada.