Drenagem linfática no tratamento de lipedema | Por Laryssa Moll Mitsunaga

Tempo de leitura: 1 minuto

O Lipedema é uma patologia clínica que acomete em especial mulheres, está associada a fatores hormonais, e como ainda há um grande desconhecimento por parte dos  profissionais de saúde, quase sempre a paciente não tem um diagnóstico preciso.

Acomete braços, pernas, coxas e glúteos, podendo afetar apenas uma dessas regiões, duas ou em estágios mais avançados todas. Trata-se de um acúmulo de gordura exacerbado nessas regiões, ocasionando um processo inflamatório, por essa razão é muito confundido com gordura localizada e até mesmo obesidade, essa paciente sente muita dor no local, desconforto e pode até ter problemas de mobilidade. Porém mesmo se a paciente emagrecer, praticar exercícios físicos ou manter alimentação equilibrada o problema não desaparece, só podendo ser sanado mediante procedimento cirúrgico. Há tratamentos paliativos que podem auxiliar na melhora do desconforto e evitar que o problema se agrave, tais como o uso de meia compressiva e a aplicação da Técnica de Drenagem Linfática, que deverá ser realizada por um profissional habilitado.


Laryssa Moll Mitsunaga é técnica em estética formada pelo SENAC, atende no Instituto Long Tao com hora marcada e também é professora no curso de formação em Drenagem Linfática Manual. Agende sua consulta!

Este texto foi enviado pelo profissional mencionado e seu conteúdo é de sua total responsabilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *